Skip links

FAQ

O Oqulto é um alto-falante invisível com tecnología patenteada que funciona valendo-se do forro ou de qualquer superfície plana como se fosse o cone de radiação frontal.

Em praticamente quaisquer tipos de instalação, desde as residenciais até as comerciais e corporativas. O Oqulto pode funcionar com amplificador dedicado ou integrar sistemas maiores e com outros tipos de alto-falantes.

Além de seu predicado único da “invisibilidade”, a principal diferença é que os falantes convencionais utilizam cones de papelão, fibras ou polipropileno, enquanto o Oqulto utiliza transforma em “cones” os forros contínuos ou formados por placas, de gesso, madeira, drywall e fibras minerais.

A sensibilidade axial do oqulto é 74 dB SPL/ 0 dBW/ 1m

A potência nominal máxima do Oqulto é 18 watts rms, ou 25 watts rms com filtragem do crossover apropriado. Em pico, pode suportar 50 watts sem crossover e 75 watts com crossover.

 

A resposta de frequência do oqulto @ -10 dB é 70 Hz a 14 kHz sem crossover e 160 Hz a 14 kHz com crossover.

 

pé direito 2,0m – 16 m²

pé direito 2,5m – 25 m²

pé direito 2,7m – 30 m²

pé direito 3,0m – 36 m²

pé direito 3,5m – 49 m²

pé direito 4,0m – 64 m²

A LUDK não recomenda a instalação do Oqulto quando o pé direito for superior a 4,0 metros.

O Oqulto funciona melhor em forros contínuos ou formados por placas, de gesso, madeira, drywall e fibra mineral. Sua espessura não deve ser superior a ¾”, ou 20mm.

 

Recomendamos o uso do Oqulto com amplificadores de 30 a 60 watts por canal. Oqulto pode ser utilizado em paralelo (4 ohms) num mesmo canal. Não recomendamos o uso dos Oqulto em série.

Também pode-se usar amplificadores de alta impedância/voltagem constante, em linhas de 70 volts, 100 volts, 140 volts. Nesses casos, com utilização de transformadores de linha para bobina móvel.

A mesma que para quaisquer outras instalações de som ambiente, com qualidade. Isto é: toda a rede de eletrodutos, suas caixas terminais, de inspeção, de passagem, etc. A previsão da energia limpa, sem picos e anomalias, cabeamento devidamente dimensionado. E, principalmente, a instalação feita devidamente com mão de obra bem treinada.

 

O subwoofer Disqreto, adiciona corpo ao som ambiente, com as duas oitavas a mais de frequências graves que acrescenta ao som dos Oqultos. Usá-lo, portanto, é somente uma questão de incluir no projeto. Por ser um subwoofer ativo, não é necessário utilizar mais canais do amplificador.

 

OQULTO / OQULTO NEO

Oqulto é um alto-falante inovador que se move em conjunto com painéis planos para realizar a transferência do som. Assim, pode ser instalado na parte de trás de forros e divisórias de diversos materiais fazendo com que a fonte sonora desapareça, criando assim, uma percepção envolvente e invisível.

O Oqulto pode ser instalado em uma série de materiais já testados e aprovados. Tais como:

  • Drywall
  • Fibra Mineral (Armstrong)
  • Gesso
  • Madeira (diverso tipos)
  • Eucatex
  • Placa Cimentícia

* Materiais já testados pela Ludk.
** Para outros materiais, por favor entrar em contato com nossa equipe.

Não, a superfície onde o Oqulto é instalado deve ter uma espessura máxima de 40mm (4 cm).

A cola recomendada é um adesivo epóxi bicomponente de uso profissional de elevado poder de adesão (Araldite Hobby ou similar), que já está incluso no kit de instalação do Oqulto.

A Ludk trabalha com empresas especializadas em áudio, vídeo e automação de ambientes para garantir a instalação correta de seus produtos. Esse treinamento pode ser feito presencialmente ou de forma virtual com prévio agendamento.

O som do Oqulto muda dependendo da superfície e condição do ambiente onde é instalado. É recomendada a utilização de um filtro passa alta com transição em 100 Hz e slope de 12 ou 18 dB/oitava. Filtro Linkwitz-Riley.

Recomenda-se também, fazer uma equalização para ajustar o som no ambiente. 

*Consultar o produto Easy DSP.

Como o Oqulto fica "protegido" pelo forro ou divisória, evitando assim a sua exposição à intempérie, ele tem uma vida útil muito longa. Existem Oqultos instalados há mais de 10 anos em perfeito funcionamento. É importante que sejam respeitadas as especificações técnicas de amplificação e filtros. É recomendado também, que o Oqulto seja instalado próximo a uma via de acesso, como um alçapão de manutenção ou luminária, para uma eventual manutenção.

Como o Oqulto precisa ser colado nas placas para realizar a transferência do som, não é aconselhável que, uma vez instalado, seja removido para a utilização em outros locais. Caso seja necessário, a remoção precisa ser feita com muito cuidado, para não danificar o conjunto móvel do produto. Caso o Oqulto seja desinstalado e danificado, ele pode ser enviado para a Ludk fazer uma avaliação de manutenção, serviço que tem um custo adicional e não está coberto pela garantia.

SIM! É imprescindível que os cinco pontos de apoio (patinhas e acoplador) estejam 100% colados, para que a transferência do som seja completa. Caso um ou mais pontos não estiverem colados, o Oqulto não funcionará corretamente.

SIM! porém é recomendável que a colagem na placa seja feita na posição horizontal, para facilitar o processo.

Não é recomendada a utilização em sistemas de Home Theater, pois o efeito de som do Oqulto não é direcional.

*Consultar o produto SEQRETO.

Não é recomendada a utilização em sistemas de Home Theater, pois o efeito de som do Oqulto não é direcional.

 

*Consultar o produto SEQRETO.

SIM, desde que a superfície tenha uma espessura máxima de 40mm (4 cm).

O Oqulto é recomendado para sistemas de som ambiente, nos quais 25W são suficientes.

A amplificação recomendada para cada Oqulto é de 25W RMS para deixar o som agradável.

SEQRETO

Seqreto é um conjunto de alto-falantes montado em um gabinete de madeira que utiliza uma teconologia de diafragma plano rígido de 3 mm de espessura para reproduzir o som. Seu design foi projetado para encaixar em instalações de forro ou parede de drywall, sendo fixado nos próprios montantes existentes, substituindo a superfície equivalente à área da placa. Uma vez instalado, o Seqreto fica rente às placas de drywall e recebe o mesmo acabamento de pintura ou revestimento de decoração do ambiente, ficando completamente invisível.

O Seqreto deve ser instalado exclusivamente em instalações de parede ou forro de drywall.

A cola recomendada é um adesivo epóxi bicomponente de uso profissional de elevado poder de adesão (Araldite Hobby ou similar), que já está incluso no kit de instalação do Oqulto.